SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19’You talk and try to think, together’ - a case study of a student diagnosed with autism spectrum disorder participating in philosophical dialoguesIn the end, it’s our future that’s going to be changed: enquiring about the environment with freedom and responsibility author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Childhood & Philosophy

Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987

Abstract

SANTI, marina; ANTONIELLO, sofia marina  and  CAVALLO, alessandra. Da pandemia à polifonia: “declaração de dependência” comunitária. child.philo [online]. 2023, vol.19, e71581.  Epub July 15, 2023. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.71581.

Em tempos de crise, as conexões entre as pessoas, culturas e sociedades parecem ser os principais antídotos contra os riscos do individualismo, da autorreferência e da cultura de vingança. A conectividade oferece oportunidades para nutrir a generatividade humana (Santi, 2021) rumo a futuros melhores e cenários cosmopolitas, em contraste à ilusão da economia autárquica, à retórica do nacionalismo político, ao fortalecimento de polarizações políticas como a competição/marginalização, que abrangem também a educação. A pandemia que ocorreu em 2020 enfatizou os riscos do isolamento e as oportunidades de conexão: tem sido uma situação tanto paradoxal quanto paroxística pensar sobre formas de dependências, especialmente nos contextos educacionais. O pretexto da investigação proposta a 817 estudantes da Universidade de Padova foi um provocante título de um álbum de músicos conhecidos: “Declaração de Dependência". O objetivo era pensar sobre (in)dependências que criam papéis “regulares”, como “estudo/estudante”, que são importantes na nossa existência humana e foram completamente abalados pela “sindemia” (Singer, 2009). A aspiração era revelar o inalienável senso de pertencimento a uma universidade próspera que considera as dependências das pessoas numa comunidade generativa de horizontes futuros. Nossos esforços levaram à elaboração do manifesto compartilhado da “Declaração de Dependência”, um documento que sussurrou e gritou as dependências dos estudantes e que foi, posteriormente, partilhado com a comunidade em múltiplas linguagens. Em 2021, a natureza acolheu a reunião das declarações através da prática filosófica e do diálogo, como um paradigma do pensamento complexo. No workshop realizado no ICPIC 2022 - 20ª Conferência Bienal em Tóquio, demos uma dimensão internacional às reflexões que nos acompanharam no contexto universitário de Pádua. O objetivo foi refletir sobre as dependências educacionais, coletivas e pessoais da comunidade contemporânea através da prática da FpcC na natureza como um tempo e espaço para a escuta, para estar aberto e ganhar perspectiva. Foi uma oportunidade de dar voz a diferentes pensamentos, vivências e contextos sócio-políticos sobre como a pandemia impactou, mudou e gerou. Considerando os novos desafios educacionais e filosóficos, sentimos uma necessidade urgente de desconstruir as fronteiras estabelecidas e retornar às origens. Recordar a metáfora da natureza (Roversi et al, 2022) no mundo das dependências recorda à humanidade que ela faz parte de uma ecologia sociocultural que se fundamenta e se alimenta na sua relação com os outros. Uma comunidade que busca suas dependências como dádivas para projetar um futuro melhor parece ser o amanhecer de amanhã.

Keywords : declaração de dependência; FpcC; estudo..

        · abstract in English | Italian | Spanish     · text in English     · English ( pdf )