SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20Philosophy for children: ethical-political seed of a peace cultureThe disinterested school: poetry as a path to emancipation and transformation in public schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Childhood & Philosophy

Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987

Abstract

ROSEIRO, steferson zanoni; GONCALVES, nahun thiaghor lippaus pires  and  DELBONI, tania mara zanotti guerra frizzera. Malditas invasões curriculares!. child.philo [online]. 2024, vol.20, e79312.  Epub Feb 29, 2024. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.79312.

O artigo dialoga sobre imagens curriculares utópicas que, expressas na escola, representam os feitos ideais de condutas, comportamentos almejados para exaustão da vida nos currículos que insistem no enquadramento. Logo, o objetivo é questionar a lógica quase imperial de veiculação de imagens das práticas curriculares. O processo de captura imagética das práticas curriculares lança professoras e professores nesse meio de produtores-consumidores da sociedade do hiperespetáculo, de facilitadores da sociedade da transparência, propondo uma falsa eliminação das assimetrias das forças e tornando tudo uma espécie de entretenimento que visa a incessante renovação dos prazeres e das emoções. Para tanto, são fabuladas cenas de escola que brincam com a lógica das estabilidades curriculares. Se a escola e a professora se veem, nesse contexto, obrigadas a registrar os currículos em imagens quase midiáticas, interessa-nos produzir imagens no limite do aceitável. Afinal, o que se entende por currículos? Quais sentidos são produzidos a partir dessas invasões imagéticas? Uma escola que prolifera as imagens-perfeitas de sala de aula, de aluno, de professora etc. mais enlutam a vida que realmente a produzem. Na contramão, como produzir imagens para além do governo da vida? É possível afirmar a escola como uma potência do infinito?

Keywords : currículo; criança; imagens; fabulação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )