SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue01Expectativas da família, crianças e professores a respeito do primeiro ano do ensino fundamental de nove anosEscritura, sujeto y saber: el caso de la enseñanza universitária author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

BOLZAN, Doris Pires Vargas; SANTOS, Eliane Aparecida Galvão dos  and  POWACZUK, Ana Carla Hollweg. Cultura escrita: aprender a ler e escrever na escola. Educação. Santa Maria [online]. 2013, vol.38, n.01, pp.97-110. ISSN 1984-6444.

Este texto discute os aspectos formais da escrita e da leitura no contexto da sala de aula, destacando a importância do protagonismo dos estudantes, favorecendo sua autoria como escritores e leitores a partir da cultura escrita. Compreendemos que é indispensável que a escola tenha uma visão prospectiva em relação às aprendizagens dos estudantes, ou seja, que valorize suas potencialidades, levando em conta a cultura na qual estão inseridos. Colocamos em relevo o papel do alfabetizador no processo de organização do trabalho pedagógico, voltado ao ensino e à aprendizagem da lectoescrita dos estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, destacamos que a organização do ensino exige investimento docente em direção ao aprimoramento dos fazeres e saberes que incidem na organização do trabalho pedagógico, demarcando um longo caminho a percorrer, de modo a permitir a assunção do protagonismo pedagógico.

Keywords : Alfabetização; Cultura Escrita; Atividades Diversificadas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )