SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue3The history teacher formation in Brazil: fights and dilacerations in times of unquietnessThe epistemological concept of past for History teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

CUNHA, Jorge Luiz da  and  CARDOZO, Lisliane dos Santos. Os sentidos do trabalho do professor e o lugar social do ensino de História. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.3, pp.529-544. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644418712.

Através da identidade narrativa de professores formados no curso de História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), nosso objetivo, neste artigo, foi pesquisar como a formação inicial tem implicado no trabalho de cada um deles, em suas trajetórias de vida e como cada sujeito interpreta o lugar social do Ensino de História. A identidade narrativa teve destaque por meio da abordagem (auto)biográfica. Entendemos que a ciência histórica pode ter um papel orientador, na contemporaneidade, através da consciência histórica. O Ensino de História só pode ter um papel orientador estando inserido na cultura histórica. E, assim, envolvendo questões morais, éticas, pedagógicas, existenciais, entre outras, é que podemos constituir sentido histórico para orientar a vida e a capacidade de aprender historicamente. O aprendizado histórico não compreende só aprender conteúdos do passado, é um engajamento do sujeito social que se entende pela História, interpretando a História objetiva e subjetivamente.

Keywords : Ensino de História; Trabalho do Professor; (Auto) Biografia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )