SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue2Curricular area of construction in the process of teacher education and relationsThe citizen and his education in hodiernal Brazil: the roles of the state and the teacher author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

SANTANA, Otacilio Antunes. Evasão nas Licenciaturas das Universidades Federais: entre a apetência e a competência. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.311-328. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644415470.

A evasão de alunos nos cursos superiores se tornou uma temática recorrente a partir da transição de uma educação de elite para uma educação de massas. Os objetivos deste trabalho foram: i) analisar o principal momento de evasão nos cursos de licenciatura das Universidades Federais; e ii) avaliar o discurso dos alunos no início do curso, no momento da evasão, e no final do curso para aqueles que permaneceram. O trabalho seguiu dois métodos de coleta de dados: quantitativo e qualitativo; e as análises estatísticas e compreensiva (discursiva). O momento da evasão foi marcado pela redução da potência de agir pelos alunos, principalmente na metade do percurso acadêmico.

Keywords : Potência de Agir; Entrevista Compreensiva; Nuvem de Palavras.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )