Educação UFSM
Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444
Abstract
THIES, Vania Grim; PERES, Eliane Teresinha and MONKS, Joseane Cruz. Títulos de livros para o ensino da leitura e da escrita como projeto enunciativo (1950-2006). Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.657-670. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644417694.
Este artigo tem como objetivo principal apresentar e problematizar alguns títulos de livros destinados ao processo inicial de ensino da leitura e da escrita, destacando algumas palavras e expressões recorrentes em uma amostra escolhida para análise. Os livros analisados fazem parte do acervo do grupo de pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (HISALES), ligado à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. A análise, cujo referencial teóricometodológico baseia-se em estudos do Círculo de Bakhtin, abrange os anos de 1950 até meados dos anos 2000. O estudo mostra que os títulos destes livros indicam os sentidos atribuídos ao processo de alfabetização e as expectativas do que é alfabetizar-se e ser "alfabetizando" em diferentes momentos históricos.
Keywords : História da Alfabetização; Ensino da Leitura e da escrita; Livros e Cartilhas.