Educação UFSM
Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444
Abstract
SANTANA, Camila Lima Santana e and COUTO, Edvaldo Souza. Estratégias de visibilidade e ações docentes no Twitter. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.435-450. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644422553.
O artigo resulta de uma pesquisa que analisou estratégias de visibilidade e ações docentes utilizadas por professores brasileiros no Twitter. Trata-se de um estudo qualitativo, de cunho netnográfico, realizado através de observação encoberta e análise de tweets de um grupo que possui conta ativa no Twitter. O argumento central é que a visibilidade no Twitter é um capital social forjado por meio das estratégias que os sujeitos instituem nos Sites de Redes Sociais. Esse capital é singular, considerando que estar ativamente na rede, opinando, tecendo considerações, compartilhando, constitui-se ação educativa e resulta em valorização social e econômica. O estudo conclui que a visibilidade mediada no Twitter é uma forma de alcançar valorização social na dimensão docente, pois alcançar visibilidade é acumular tipos de capital social, sendo, portanto, uma estratégia profissional.
Keywords : Tecnologia Educacional; Redes Sociais; Twitter; Visibilidade; Ação Docente.