SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue2Dimensions of the construction and implementation of pedagogical political project: a case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

VECCHIA, Solange Ana Dalla  and  CARVALHO, Ademar de Lima. Trabalho docente em sala de aula: interferências externas. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.467-480. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644426751.

Este artigo propõe uma reflexão sobre as diversas interferências que agentes externos causam sobre o trabalho docente. O objetivo é identificar e analisar situações que interferem na prática docente e no desenvolvimento da organização do trabalho pedagógico, a partir de observações, em sala de aula, das práticas pedagógicas de 05 professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Pública Municipal de Sinop, Mato Grosso. A problemática que se insere nessa análise caracteriza-se por compreender tanto a importância da dinâmica escolar no desenvolvimento das práticas de ensino, bem como entender também a importância da organização e gestão escolar, na perspectiva de desenvolver um trabalho colaborativo entre os agentes educacionais, para a renovação na e da escola.

Keywords : Trabalho Docente; Interferências; Sala de Aula.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )