SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue3Inclusion: conceptions of teachers of the Secretariat of Education of the State of São PauloGender socialization in the early childhood education: continuities and ruptures lived by children in the family, in the church and school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

OLIVEIRA, Larissa Chagas de  and  COIMBRA, Camila Lima. Os saberes da experiência: uma aproximação necessária. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.705-716. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644423210.

Este estudo parte do pressuposto de que o contato com os saberes da experiência, por meio da aproximação com uma professora em exercí cio, via metodologia de história oral, pode oferecer um caminho inte ressante no processo formativo de professores para a educação básica. Os saberes docentes que entrecruzam essa metodologia, buscam uma reflexão e mudança de significados da prática e formação docente. Na parceria de uma professora em exercício e outra em formação, objeti vou-se a construção de saberes necessários à prática educativa. Os sabe res que constituem a docência, dentre eles o da experiência, traduziram importantes aprendizagens nesse processo, pois exigiram momentos de reflexão entre as duas profissionais envolvidas. Num processo de au torreflexão, de aprender com a experiência do outro e ouvindo o outro, saberes foram construídos e aprendidos.

Keywords : História Oral; Saberes da Docência; Formação de Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )