Educação UFSM
Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444
Abstract
SILLER, Rosali Rauta and ARAUJO, Vânia Carvalho de. A criança pomerana na educação infantil: posso falar minha língua aqui?. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e34697. Epub Nov 11, 2020. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644434697.
Este artigo busca analisar o trato, o direito e o reconhecimento das crianças pomeranas que chegam às instituições de educação infantil monolíngues falando somente sua língua materna (pomerana) ou na condição de bilíngues, falando também a língua portuguesa. A partir de pesquisa bibliográfico-documental, foi possível perceber, no âmbito dos documentos normativos, que, no Brasil, são recentes a conquista de direitos que garantem uma educação infantil diferenciada, intercultural e bilíngue e as políticas públicas que priorizam, na escola, o uso da língua materna das crianças pomeranas. Concluiu-se que este modelo de educação que se busca construir deve, principalmente, incorporar a língua, mantenedora da memória e da identidade do povo pomerano, como um patrimônio a ser estudado e valorizado. Isso precisa ocorrer, sobretudo, mas não somente nas instituições de educação infantil situadas nas comunidades pomeranas, reafirmando o direito à diferença, o qual ainda constitui um grande desafio, que requer o engajamento de todos nós.
Keywords : Infância; Criança pomerana; Bilinguismo.