Educação UFSM
Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444
Abstract
OLIVEIRA, Marlize Rubin; WIELEWICKI, Hamilton de Godoy and PEZARICO, Giovanna. Internacionalização da Educação Superior: Lugar, Sujeito e Pesquisa como categorias substantivas de análise. Educação. Santa Maria [online]. 2019, vol.44, e33141. Epub Nov 11, 2020. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644433141.
A internacionalização é uma questão de interesse crescente no contexto da Educação Superior (ES), principalmente pelos impactos da globalização dentro das instituições ao longo das últimas décadas. Este artigo busca aprofundar a análise de conceitos, políticas e ações orientadoras da internacionalização da ES, a partir de três instituições norte-americanas - Massachusetts Institute of Technology, Harvard University e Columbia University. O caminho metodológico foi percorrido a partir da abordagem qualitativa com entrevistas semiestruturadas, observações e análise documental, a partir de duas questões de investigação:1) Que concepções de internacionalização de ES estão presentes nas instituições? e 2) Que políticas e ações de internacionalização estão presentes nas instituições? Três categorias substantivas foram identificadas: Sujeito, Lugar e Pesquisa. Essas, por sua vez, expressam conceitos que sustentam políticas e ações de internacionalização. Os Sujeitos, em vez de indivíduos desprovidos de sua identidade, foram identificados como o ponto de partida e a força motriz dos processos de internacionalização. Os Lugares são espaços inerentemente repletos de contradições e possibilidades, reunindo Sujeitos que podem contar com apoio e meios para construir pontes para atuar dentro de zonas de fronteira, em esforços interdisciplinares de Pesquisa para abordar questões complexas que afetam a humanidade.
Keywords : Internacionalização; Educação Superior; Universidade de Classe Mundial.