SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Pleasure-Suffering at work: A case study with rural school teachersDoMi-BEBÊ: Instrument for observing musical expressions of infant and toddlers in learning contexts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

COPATTI, Carina. Pensamento pedagógico-geográfico de professor e a autonomia docente. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e42506.  Epub Dec 07, 2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644442506.

O artigo apresenta como proposta debater o conceito de pensamento pedagógico geográfico de professor como constructo do profissional necessário à autonomia docente. Parte-se da seguinte questão: de que maneira, na formação do professor de Geografia, o Pensamento Pedagógico-Geográfico é constituído e como contribui à autonomia docente? Este artigo resulta de um recorte da tese de doutorado e propõe um debate teórico que relaciona referenciais teóricos e elementos originados da pesquisa empírica realizada com professores que atuam na educação básica, anos finais do ensino fundamental. Utilizou-se a entrevista semiestruturada como recurso e a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2011) como metodologia de análise dos dados para a construção das categorias, as quais foram interpretadas a partir da Teoria Crítica e da Hermenêutica. Resulta, nesse processo, um movimento inicial de reflexão sobre pensamento geográfico e pensamento geográfico de professor e, posteriormente, reflexões sobre o conceito de Pensamento Pedagógico Geográfico como uma estrutura necessária à construção da autonomia docente do professor de Geografia.

Keywords : Formação de professores; Autonomia docente; Pensamento Pedagógico-Geográfico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )