SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Where is the inclusion of people with disabilities in the BNCC? Exclusion has eaten it!Training of day care teachers and Autism Spectrum Disorder: results of a face-to-face and distance course author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação Especial (Online)

On-line version ISSN 1984-686X

Abstract

ANDRADE DA SILVA, Wanderson Diogo  and  DOS SANTOS GOMES, Suzana. A Educação Especial nos cursos de Licenciatura em Química das Instituições Federais de Educação Superior do Ceará. Rev. Educ. Espec. [online]. 2023, vol.36, e70144.  Epub Nov 30, 2023. ISSN 1984-686X.  https://doi.org/10.5902/1984686x70144.

Este estudo analisa a formação inicial docente em cursos de Licenciatura em Química das Instituições Federais de Educação Superior do Ceará quanto à Educação Especial. Trata-se de uma pesquisa documental, tendo como material de análise os Projetos Pedagógicos dos 10 cursos ofertados pelas referidas instituições. É inexistente, nesses cursos, a oferta de disciplinas obrigatórias relacionadas à Educação Especial, embora 5 cursos ofertem, como optativa, a disciplina de Educação Inclusiva, que apresenta carga horária inferior aos componentes curriculares das outras áreas. A realidade investigada evidencia que os cursos de Licenciatura em Química não têm acompanhado o crescimento do número de matrículas de alunos da Educação Especial nas escolas comuns de Educação Básica, demandando mudanças no currículo das licenciaturas para formar professores de Química promotores de uma educação inclusiva. Como modalidade transversal do sistema educacional brasileiro desde 1996, a Educação Especial tem tido pouca visibilidade nos cursos investigados, cujos seus egressos poderão ter dificuldades em incluir o referido público nas aulas de Química.

Keywords : Educação Especial; Formação docente; Licenciatura em Química.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )