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Revista Educação Especial (Online)

On-line version ISSN 1984-686X

Abstract

BATISTA DA SILVA TEIXEIRA, Kétila  and  FONSECA DE CASTRO, Rafael. Vivências de pessoas com autismo que concluíram o Ensino Superior: uma investigação em Porto Velho/RO. Rev. Educ. Espec. [online]. 2023, vol.36, e70200.  Epub Oct 30, 2023. ISSN 1984-686X.  https://doi.org/10.5902/1984686x70200.

Este artigo é fruto de uma pesquisa que investigou as vivências de um grupo de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que concluiu o Ensino Superior, identificando fatores associados a essa conclusão. O trabalho se justifica pela necessidade de mais pesquisas relacionadas ao sucesso escolar de pessoas com autismo na Educação brasileira, em especial, no Ensino Superior. A presente investigação se baseou na Teoria Histórico-Cultural, especialmente, nos postulados de Vigotski acercada Defectologia. A pesquisa foi realizada em Porto Velho, capital de Rondônia, e os critérios adotados para a seleção dos participantes foram: serem pessoas diagnosticadas com autismo, serem egressas do Ensino Superior e aceitarem participar do estudo. O instrumento utilizado para coletaros dados foi a entrevista semiestruturada eos dados coletados foram organizados e analisados via abordagem dialética, mediante a unidade de análise Relação entre vivências e seus processos de escolarização, composta por dois eixos de análise: i. Contexto histórico-cultural das vivências da pessoa com TEAe ii. O desenvolvimento da pessoa com TEA e seus processos de escolarização. A unidade de análise, com base nos achados revelados e nas contradições percebidas, indica que as relações com os familiaresse constituíram no fator mais determinante para que as três pessoas com autismo participantes da pesquisa obtivessem sucesso escolar e conseguissem concluir o Ensino Superior. O acompanhamento de profissionais e a medicação adequada também foram fatores preponderantes. Mas é necessária a ressalva de que nem todas as pessoas dispõem de um meio social propício a esse tipo de apoio.

Keywords : Autismo; Defectologia; Ensino Superior.

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