SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Curriculum practices for inclusive education: curriculum accessibility, curriculum adaptation and specific terminalityScientific production on ableism in higher education: an integrative literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação Especial (Online)

On-line version ISSN 1984-686X

Abstract

LOPES, Raphaella Duarte Cavalcante et al. Formação docente sobre inclusão escolar de alunos público da Educação Especial no Brasil: uma revisão integrativa. Rev. Educ. Espec. [online]. 2023, vol.36, e69480.  Epub Apr 01, 2024. ISSN 1984-686X.  https://doi.org/10.5902/1984686x69480.

A pesquisa analisou a produção científica a respeito da formação docente sobre inclusão escolar de alunos público da Educação Especial, no contexto brasileiro. Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa da literatura, no Portal de Periódicos da Capes, com os cruzamentos: Educação Inclusiva (ou Inclusão Escolar ou Inclusão Educacional ou Educação Especial) e Formação de Professores (ou Formação Docente). Obteve-se 29 artigos que compuseram este trabalho. Identificou-se um aumento de publicações na área de formação docente referente à inclusão escolar, no período de 2016 a 2020, em periódicos QUALIS A2. A maioria dos estudos foi realizada na Educação Básica, com professores de sala comum, principalmente, na Região Sudeste. Verificou-se que atuais e futuros profissionais da educação não tinham formação ou não se sentiam preparados e que as formações recebidas variavam bastante. A colaboração entre professores e demais profissionais da Educação foi apresentada como uma das possíveis soluções diante das dificuldades da inclusão escolar. Concluiu-se que há necessidade de a legislação estabelecer conteúdos e carga horária para formação docente na área de inclusão escolar do público da Educação Especial, bem como há necessidade de ampliação desses estudos na Educação Superior e de investimentos em pesquisas na Região Norte, a fim de melhorar a qualidade das formações dos professores e, consequentemente, do ensino dos alunos público da Educação Especial.

Keywords : Formação de professores; Educação Inclusiva; Público da Educação Especial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )