SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Teacher training on school inclusion of students public of Special Education in Brazil: an integrative reviewReflections on the training of interpreter and the academic development of the brazilian deaf in the largest country in Latin America author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação Especial (Online)

On-line version ISSN 1984-686X

Abstract

ANTONIOLI, Camyla  and  EISENBERG, Zena. A autonomia da pessoa com deficiência intelectual: uma revisão de literatura. Rev. Educ. Espec. [online]. 2023, vol.36, e68742.  Epub Apr 24, 2024. ISSN 1984-686X.  https://doi.org/10.5902/1984686x68742.

A autonomia da pessoa com deficiência é um assunto relevante para os campos da educação, da psicologia e dos direitos humanos. O objetivo deste artigo é caracterizar estudos teóricos e empíricos que orientam uma discussão sobre o tema da autonomia da pessoa com deficiência intelectual. Nesse sentido, apresenta-se uma revisão narrativa da literatura cobrindo 18 artigos publicados no período de 2010 a 2020. Os trabalhos analisados foram organizados em três categorias: perspectivas teóricas; público participante do estudo; e concepção de autonomia. Os resultados da revisão mostraram que dois referenciais teóricos se destacaram: os Estudos da Deficiência e a Teoria da Autodeterminação. Os artigos analisados deram relevância à perspectiva das interdependências como fundamento da discussão sobre a autonomia. Desse modo, argumenta-se que as relações de cuidado e apoio têm papel fundamental no desenvolvimento e incentivo da autonomia da pessoa com deficiência intelectual. Concluiu-se que, nos últimos anos, a perspectiva dada aos Estudos da Deficiência para as interdependências vem fomentando o debate da autonomia da pessoa com deficiência intelectual.

Keywords : Pessoa com deficiência; Deficiência Intelectual; Autonomia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )