SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36The autonomy of people with intellectual disability: a literature reviewSexuality: Actions and Representations from APAE's Self-determination and Self-advocacy Movement author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação Especial (Online)

On-line version ISSN 1984-686X

Abstract

CUNHA, Mariana; GONZALEZ, Marcelo Salabert  and  CASTRO, Helena Carla. Reflexões sobre a formação do intérprete e o desenvolvimento acadêmico do surdo brasileiro. Rev. Educ. Espec. [online]. 2023, vol.36, e83216.  Epub Apr 26, 2024. ISSN 1984-686X.  https://doi.org/10.5902/1984686x83216.

O presente artigo foi versado sobre um tema polêmico que abarcaa formação para o intérprete de Língua Brasileira de Sinais no âmbito acadêmico. Apesar da oficialização tardia da profissão, posterior até mesmo ao decreto que legitima a atuação deste profissional nas instituições de ensino, existe um movimento desde 2006, iniciado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em prol da formação de professores e intérpretes de Libras. Ainda que se trate de uma iniciativa recente, outras universidades começaram a trilhar o mesmo percurso, oferecendo à comunidade surda e aos intérpretes a possibilidade de uma qualificação mais ampla e específica, do ponto de vista científico. Essa medida tornou a universidade acessível para uma parte dos surdos, assim como formou tradutores-intérpretes mais habilitados a acompanhar o estudante surdo em seu percurso acadêmico, entretanto não configura ainda uma realidade no que tange a formação desses profissionais. Neste sentido, este trabalho tece breves reflexões com base na literatura a respeito da trajetória dos intérpretes na comunidade surda e como se deu sua formação até os dias atuais, considerando as demandas que surgiram após a oficialização de sua presença nas instituições públicas de ensino, mais especificamente no ensino superior. Para tal estudo foram utilizadas as plataformas Google Académico, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES).

Keywords : Formação Acadêmica;Universidade;Surdo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )