SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Deaf student interactions in the inclusión processReflections on inclusive pedagogical practices with students with intellectual disability author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação Especial (Online)

On-line version ISSN 1984-686X

Abstract

BRIZON BRAGA, Débora  and  CHABUDEE PYLRO, Simone. Uma reflexão sobre práticas violentas no processo de escolarização de surdos oralizados usuários de aparelho auditivo de amplificação sonora. Rev. Educ. Espec. [online]. 2023, vol.36, e66812.  Epub Dec 04, 2023. ISSN 1984-686X.  https://doi.org/10.5902/1984686x66812.

O fenômeno bullying é uma subespécie de violência entre pares, complexo e multidimensional. Dentre os tipos específicos de violência, destaca-se neste estudo a violência praticada contra a pessoa deficiente, em contexto escolar, como uma das possibilidades a dificuldade da sociedade lidar com os diferentes. Assim como outros estudantes, os surdos são sujeitos passíveis de sofrerem bullying. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo geral verificar se o fenômeno bullying fez ou faz parte do cotidiano escolar de adolescentes surdos oralizados e usuários de aparelho auditivo de amplificação sonora individual, pacientes de um Serviço de Saúde Auditiva do Espírito Santo- ES. A amostra era composta de adolescentes com idades entre 12 e 18 anos. Estes responderam um formulário desenvolvido no Google Forms, composto por 40 questões, 1 aberta e 39 fechadas, organizadas em 3 sessões. Após a coleta, no que se refere aos aspectos quantitativos, os dados foram analisados por meio do software Statistical Package for Social Science (SPSS) versão 25 para Windows. A análise qualitativa foi encaminhada a partir dos três temas apresentados no formulário de coleta de dados. Estudos sobre a incidência de bullying indicam uma alta prevalência desse fenômeno em contexto escolar, porém, essa tendência não foi verificada no presente trabalho cuja amostra contemplou estudantes surdos. Acredita-se que a baixa incidência de bullying junto a amostra investigada pode ser devido ao número relativamente baixo de participantes surdos que aceitaram participar da pesquisa. Quando a prática de bullying foi mencionada, as formas de agressão mais frequentes foram a verbal, seguida da física e material, psicológica e o cyberbullying.

Keywords : escola; surdez.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )