SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36A reflection on violent practices in the schooling process of oral deaf users of hearing aids for sound amplificationChallenges, adversities and lessons for teaching physics to deaf students in times of Covid-19 pandemic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação Especial (Online)

On-line version ISSN 1984-686X

Abstract

LOPES MONTEIRO, Janete  and  DE CASSIA MARCHI, Rita. Reflexões sobre práticas pedagógicas inclusivas com estudantes com deficiência intelectual. Rev. Educ. Espec. [online]. 2023, vol.36, e69440.  Epub Dec 04, 2023. ISSN 1984-686X.  https://doi.org/10.5902/1984686x69440.

A inclusão escolar de estudantes com deficiência se tornou uma questão central no campo educacional, pois envolve a inserção do público-alvo da educação especial em escolas regulares de ensino. Este artigo é um recorte de uma dissertação de Mestrado em Educação e tem por objetivo propor reflexões sobre práticas pedagógicas inclusivas realizadas com estudantes com deficiência intelectual (DI). A metodologia envolveu técnicas da etnografia (observação participante, elaboração de diário de campo, realização de entrevistas ), análise de documentos da escola campo da investigação e de dispositivos legais nacionais e municipais que garantem os direitos das crianças com deficiência de frequentar e ter acesso ao conhecimento em escolas regulares de ensino. A geração de dados foi realizada em 2018 numa escola pública da rede municipal de Florianópolis - Santa Catarina (SC), que trabalha na perspectiva inclusiva. Os sujeitos alvo da pesquisa foram três estudantes com DI, matriculadas no 6º e no 8º ano. A análise dos dados permitiu concluir que, se a inclusão escolar dos estudantes com DI na escola pesquisada está garantida do ponto de vista legal, observações e entrevistas demonstraram que existem desafios e barreiras (pedagógicas e atitudinais) que comprometem a acessibilidadesimbólica desses estudantes. Ademais, que eles conseguem aprender no seu ritmo e em condições adequadas, mas, o ideal de aluno, presente no conceito de ofício de aluno(MARCHI, 2010; PERRENOUD,1995), podecontribuir tanto para o fracasso escolar quanto para a instauração de práticas de exclusão branda (BOURDIEU & CHAMPAGNE, 2008).

Keywords : escolar; Deficiência Intelectual;Ofício de aluno.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )