SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Perception of students with high abilities/giftedness in health graduationsConceptions that ground the meanings attributed by educators to the school inclusion of students with autism spectrum disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação Especial (Online)

On-line version ISSN 1984-686X

Abstract

DA CUNHA SILVA, Samara Louise; MATOS FERREIRA, Raíssa  and  DE LOURDES FREDERICO FUMES, Neiza. Vivências de universitárias com deficiência em tempos de ensino remoto em decorrência da COVID-19. Rev. Educ. Espec. [online]. 2023, vol.36, e67940.  Epub Nov 09, 2023. ISSN 1984-686X.  https://doi.org/10.5902/1984686x67940.

Esta pesquisa versa sobre as vivências de universitárias com deficiência em relação ao ensino remoto. Teve como objetivo analisar as vivências de universitárias com deficiência de uma universidade da Região Nordeste brasileira acerca do ensino remoto implementado em decorrência da pandemia da COVID-19, além de apreender as diferentes mediações desse processo, respaldando-senos pressupostos da Psicologia Sócio-Histórica. Trata-se de um estudo quali-quantitativo. Para tanto, 12 universitárias com deficiência responderam a um questionário on-line, cujos dados foram analisados por meio da análise de conteúdo temática, e interpretadosa partir do referencial teórico-metodológico adotado neste estudo. Os resultados apontaram para a falta de assistência e de acompanhamento especializado provenientes da gestão da universidade e do Núcleo de Acessibilidade (NAC), além de mostrarem as barreiras enfrentadas no acesso à tecnologia, aulas on-line, recursos e materiais acessíveis. Como conclusão, constatou-se que a pandemia da COVID-19 impactou na formação profissional das universitárias, agravando as desigualdades existentes e provocando ainda mais invisibilidade das mulheres com deficiência.

Keywords : Vivências; Universitárias com deficiência; Psicologia Sócio-Histórica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )