SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue02The nine-year elementary education, senses and meanings: contributions of the historical-cultural theory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

PAULA, Flávia Anastácio de  and  DEMENECH, Flaviana. “Temos cinco anos”: um registro sobre a antecipação da idade na implantação do ensino fundamental de nove anos no oeste do Paraná. Contrapontos [online]. 2011, vol.11, n.02, pp.115-124. ISSN 1984-7114.

Este artigo é parte de um projeto de pesquisa sobre a implantação do Ensino Fundamental de nove anos no Paraná. Elaboramos neste texto um recorte descritivo sobre a configuração das turmas e sobre a idade das crianças matriculadas em dezenove municípios do Oeste do Paraná ao longo do ano de 2010. Os dados, produzidos por meio de questionários às escolas, registram que a antecipação da idade é a vertente predominante da política de implantação. Privilegiou-se a matrícula das crianças de cinco anos no Ensino Fundamental em detrimento da matrícula na Educação Infantil.

Keywords : Ensino Fundamental; Idade; Oeste do Paraná.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )