SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue02Considerações sobre o ensino de ciências e a utilização de materiais didáticos midiáticos: possibilidades e limitesUm possível caminho... de uma educação ambiental convencional e conservadora para uma educação ambiental crítica e transformadora author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

ALMEIDA, Julio Gomes. Interdisciplinaridade: significando o trabalho escolar em contextos metropolitanos. Contrapontos [online]. 2012, vol.12, n.02, pp.154-161. ISSN 1984-7114.

Este estudo discute a contribuição do movimento interdisciplinar para a formação continuada dos educadores com vistas à construção de significado para o trabalho docente em contextos organizacionais complexos como os contextos metropolitanos. Questiona um modelo de escola que se organiza a partir de demandas externas aos estudantes e propõe uma educação que considere as dimensões objetiva e subjetiva do trabalho e do estudo, como forma de construção de significado para o trabalho por parte do professor e para o estudo por parte do aluno. Além de considerar essas dimensões do trabalho e do estudo, a escola precisa ampliar seu esforço de formação para além dos professores, de modo que atinja a todos os trabalhadores da unidade e ampliar seu currículo para além dos próprios muros de modo que abrace as demandas do território. O movimento interdisciplinar vem contribuindo bastante para a humanização das relações que se estabelecem no cotidiano da escola e tem promovido inclusão de outros sujeitos e espaços, além daqueles tradicionalmente envolvidos no processo educativo.

Keywords : Interdisciplinaridade; Educação; Metrópole.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )