SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue01Perceptions of kindergarten teachers regarding systemic constraints on teaching and learningArticles in scientific journals that address professional development of teachers of children with disabilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

ROBAYO, Adriana Pineda; VEIGA, Célia de Fátima Rosa da  and  FELICETTI, Vera Lucia. Da análise textual à compreensão de significados: formação de docentes da educação infantil na Colombia. Contrapontos [online]. 2014, vol.14, n.01, pp.29-43. ISSN 1984-7114.

RESUMO Atualmente, a Colômbia possui compromissos internacionais de cumprimento obrigatório da questão da atenção integral na educação infantil. Neste sentido, a proposta de pesquisa que inspira esta análise qualitativa objetiva reorientar a perspectiva pedagógica no marco da Política de Atenção Integral na Educação Infantil, de modo que responda à necessidade de articular e unificar critérios em torno a uma rota de formação integral do docente que seja coerente com as características e necessidades psicoafetivas das crianças. Este trabalho baseia-se em uma abordagem preliminar aos agentes educacionais de três diferentes regiões do país quanto à sua opinião pessoal sobre a pergunta: Como o programa de educação e desenvolvimento humano psicoafetivo Pisotón fortaleceu sua proposta pedagógica? Os resultados evidenciam a consolidação da categoria Inteligência Intrapessoal, a qual está relacionada com a capacidade do indivíduo de identificar-se internamente e, assim, obter uma percepção mais ampla de sua vida emocional, seus sentimentos e suas emoções, categorizálos e ordená-los para interpretar e orientar sua ação.

Keywords : Educação Infantil; Formação Docente; Inteligência Intrapessoal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )