SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue01Articles in scientific journals that address professional development of teachers of children with disabilitiesProfessional knowledge of teachers and administrators of day care and pre-schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

PILLOTTO, Silvia Sell Duarte; BOHN, Letícia Ribas  and  ARAUJO, Patrícia Diefenthaeler Kricheldorf Hermes de. Formação em arte/cultura: potencializando práticas educativas para a infância. Contrapontos [online]. 2014, vol.14, n.01, pp.62-79. ISSN 1984-7114.

RESUMO A pesquisa ora apresentada teve como objetivo analisar qual o impacto da formação continuada com foco na educação patrimonial para profissionais que atuam na infância, uma vez que o sentimento de pertença é fundamental na construção de identidades. O viés optado nessa pesquisa tem caráter qualitativo com ênfase na pesquisa-ação, por se tratar de uma investigação que articula pesquisa e extensão, diálogos e possíveis mudanças nas práxis, tanto dos profissionais da infância, quanto nos pesquisadores. Uma das lacunas identificadas na pesquisa está no sentimento do não pertencimento ao patrimônio na educação para a infância, uma vez que essa questão, na maioria das escolas, não consta no currículo e nas vidas dos profissionais que atuam nesse contexto. Assim, o Projeto “Educação Patrimonial para a Infância”, destinado às Redes Públicas, teve em suas bases estudos sobre educação patrimonial, educação formal e não formal. Pautou-se também em experiências estéticas, provocando no grupo um olhar diferenciado para o currículo, principalmente para as articulações com a educação não formal e seus espaços. Alguns autores foram fundamentais na trajetória da pesquisa, como: Flick (2004) e Thiollent (2011) nos aspectos metodológicos. Sarmento (2004), nas questões referentes à infância; Formosinho (2002) e Gasque & Costa (2003) ao se abordar a formação continuada e Magalhães (2000) e Hall (2000) quando se adentrou no campo da cultura. A pesquisa, portanto, buscou articular a construção de identidades e o sentimento de pertença com as ações pedagógicas, indicado algumas mudanças na atitude desses profissionais. Os resultados finais sinalizaram a ideia de que conhecer/participar dos espaços patrimoniais e vivenciá-los pode fazer a diferença nas práticas educativas

Keywords : Continuada Infância; Formação; Cultura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )