SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Undergraduate distance education and teacher training at UFTUnder the dome of the constellations: actor-network theory andastronomyeducation in theplanetarium author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

LIRA, Mirtes Ribeiro de  and  SARMENTO, Elisângela Campos Damasceno. Professor reflexivo: um contributo à epistemologia da prática e à formação docente. Contrapontos [online]. 2016, vol.16, n.3, pp.439-453. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n3.p439-453.

Este artigo tem por objetivo apresentar algumas considerações sobre o professor reflexivo como impulso à epistemologia da prática, com vistas a subsidiar a formação permanente dos professores, condição indispensável à conquista da qualidade do exercício profissional. O presente trabalho fundamenta-se, primordialmente, em Dewey (1960), Freire (1997), Schön (2000), Pimenta (2002) e Zapata (2004). A metodologia da pesquisa pauta-se em relatos de experiência docente, assentados numa revisão bibliográfica. Sendo assim, espera-se que os resultados obtidos possam evidenciar a relevância do professor reflexivo e da epistemologia da prática no contexto escolar, tendo em vista as contribuições à formação docente e à consequente melhoria dos processos de ensino e aprendizagem.

Keywords : Professor Reflexivo; Epistemologia da Prática; Formação Docente..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )