SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Reflective teacher: a contribution to the epistemology of practice and teacher trainingViews of common classroom teachers concerning the specialized educational service and the schooling processes of students with disabilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

GONCALVES, Erica de Oliveira  and  BORGES, Martha Kaschny. Sob a cúpula das constelações: a teoria ator-rede e o ensino de astronomia no planetário. Contrapontos [online]. 2016, vol.16, n.3, pp.454-470. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v16n3.p454-470.

A abrangência e a magnitude dos conteúdos de astronomia despertam a curiosidade de crianças e de adultos, contribuem para a produção de conhecimentos e podem estimular o desenvolvimento de práticas docentes interdisciplinares. Nesse contexto, os Planetários oferecem possibilidades diferenciadas para os processos de ensino e de aprendizagem da astronomia. O objetivo desse artigo é analisar como os professores dos anos iniciais do ensino fundamental percebem o Planetário nos processos educativos. Para isto utilizamos o quadro teórico e metodológico da Teoria Ator-Rede (TAR) proposto por Bruno Latour (2012), especialmente a partir do conceito de actante, que pode ser um agente humano ou não humano. Os actantes podem assumir dois papéis distintos: de mediador, quando suas ações/associações na rede promovem mudanças; ou o de intermediário, quando o agente apenas transmite/reproduz as ações/associações existentes sem modificar as redes e os outros actantes. Assim, nos interessa responder à seguinte pergunta norteadora: em quais situações os professores concebem o Planetário como mediador dos processos de ensino e aprendizagem de astronomia ou como intermediário destes processos? Inicialmente, com o intuito de aproximação à temática, realizamos uma análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) sobre o ensino de astronomia. A seguir, examinamos 97 questionários dos professores dos diferentes níveis de ensino que frequentaram o Planetário com suas turmas durante o ano de 2014. Os resultados indicam que os professores dos anos iniciais, ao agirem de forma planejada e intencional no ensino de conteúdos de astronomia, percebem o Planetário como mediador, segundo a Teoria Ator-Rede, uma vez que, nestas situações, o Planetário - um dispositivo não humano - influencia, modifica e organiza as ações de ensino e aprendizagem de astronomia.

Keywords : Ensino de Astronomia; Teoria Ator-Rede; Planetário..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )