SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1PHYSICAL EDUCATION AND LANGUAGE: APPROACHES TO GADAMERIAN HERMENEUTICSDISCOURSE AND RESISTANCE IN THE POETIC WORK OF ELIANE POTIGUARA IN METADE CARA, METADE MÁSCARA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

HOJAS, Viviani Fernanda. PESQUISAR ESCOLAS: “ABORDAGEM DO CICLO DE POLÍTICAS” E “TEORIA DA ATUAÇÃO POLÍTICA” EM DISCUSSÃO. Contrapontos [online]. 2019, vol.19, n.1, pp.301-313.  Epub Sep 26, 2019. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p301-313.

Este artigo reúne reflexões realizadas durante e sobretudo após a finalização de pesquisa de doutorado, que teve como objetivo analisar as relações que as políticas produzidas no interior das escolas estabelecem com o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP). Para subsidiar a referida investigação, foram adotadas algumas formulações desenvolvidas por Stephen Ball e colaboradores, as quais sustentam que as políticas educacionais são caracterizadas por negociações e embates que não se encerram na ação estatal e que é necessário levar em conta as ações exercidas pelos atores escolares nas análises. Tal perspectiva teórico-metodológica, apesar de valorizar as experiências micropolíticas construídas nas escolas e se distanciar das investigações que conferem centralidade ao Estado na produção de políticas, apresenta certa fragilidade que será discutida ao longo do texto. Por fim, são apresentadas algumas ferramentas conceituais elaboradas por Silvio Gallo como uma nova forma de compreender e pesquisar o cotidiano escolar.

Keywords : Abordagem do ciclo de políticas; Teoria da atuação política; Cotidiano escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )