SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1ABOUT "INVISIBLE" PRACTICES OF TEACHING: LOOKS FROM THE PRESUPPOSITIONS OF CULTURAL HISTORY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

CAETANO, Andressa Mafezoni  and  PLETSCH, Márcia Denise. Os conceitos de inteligência e DE deficiência intelectual: as mesmas origens?. Contrapontos [online]. 2019, vol.19, n.1, pp.392-407.  Epub Nov 22, 2019. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v19n1.p392-407.

Neste artigo discutem-se as origens dos conceitos de inteligência e de deficiência intelectual a partir do contexto europeu e suas influências no cenário escolar brasileiro. Trata-se uma pesquisa bibliográfica com base nos estudos de Alfred Binet sobre a medida de inteligência e “anormalidade” em diálogo com a literatura científica contemporânea. A partir das análises realizadas, evidenciamos a influência do debate europeu na Educação Especial brasileira. Como considerações finais, mostramos que esses conceitos têm as mesmas origens e foram forjados no contexto de uma ciência médico-psicológica, justificada por um ideário republicano como “solução” dos problemas educacionais brasileiros da época.

Keywords : intelectual; Inteligência, Educação especial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )