SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1GLOBAL COMPETENCE BEGINS IN PRESCHOOL: AN INVESTIGATION OF HOW TO NURTURE EMPATHY IN YOUNG CHILDRENIN FAVOR OF AN INCLUSIVE PHYSICAL EDUCATION IN SCHOOLS: DECONSTRUCTING HEGEMONIC BODY STANDARDS IN SCHOOLS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

FERREIRA, Benedito de Jesus Pinheiro  and  SILVA, Solange Pereira da. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: UM ESTUDO EM TRÊS MUNICÍPIOS DO MARAJÓ/PA. Contrapontos [online]. 2020, vol.20, n.1, pp.20-41.  Epub Jan 01, 2021. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v20n1.p20-41.

O presente texto tem por finalidade analisar a formação continuada de professores alfabetizadores proposta pelo Governo Federal, no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) nos municípios de Breves, Melgaço e Portel, estado do Pará, para verificar quais os principais avanços no processo de alfabetização das séries iniciais após este processo de qualificação dos professores alfabetizadores. O estudo está fundamentado na pedagogia histórico- crítica, cuja fundamentação teórico-filosófica é a do materialismo histórico-dialético, e utiliza revisão da literatura, análise documental voltada aos boletins de desempenho da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e aplicação de questionários. Os resultados indicam duas questões fundamentais: Não é possível se conceber uma educação de qualidade sem considerar as condições objetivas de valorização do trabalho pedagógico, dentre elas, a questão salarial, a carreira docente, as condições estruturais de trabalho. É preciso repensar a operacionalização da formação continuada de professores alfabetizadores e as responsabilidades que lhes são imputadas, haja vista que à grande maioria destes professores não são garantidas condições objetivas para a realização do trabalho que lhe é confiado, reforçando-se, cotidianamente, o processo de precarização do trabalho docente.

Keywords : Formação continuada de professores; PNAIC; avaliação externa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )