SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2THE FORMATIVE, PRESCRIPTIVE AND PLANNED DIMENSIONS IN THE LITERARY MEMORIES JOURNAL OF THE PORTUGUESE LANGUAGE OLYMPICSHEALTH GEOGRAPHY AND EDUCATION: INTERDISCIPLINARY ANALYSIS OF THE ORGANIZATION OF HEALTH TERRITORIES PROMOTED BY THE SUS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

SILVA, Ana Paula Oliveira da; CASAGRANDE, Cledes Antonio  and  TREZZI, Clóvis. FORMAÇÃO ÉTICO-ESTÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: COMPREENSÕES E IMPLICAÇÕES AO FAZER DOCENTE. Contrapontos [online]. 2022, vol.22, n.2, pp.89-107.  Epub Dec 12, 2022. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v22n2.p89-107.

Este artigo, aborda a compreensão de um grupo de educadores sobre a formação ético-estética na escola. Seu objetivo consiste em analisar como os professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de um Colégio de Porto Alegre, RS, compreendem a formação ético-estética dos seus estudantes e quais as possíveis implicações dessa compreensão para o próprio fazer docente. O referencial teórico orienta-se na discussão dos conceitos de educação, ética e estética. A interpretação dos dados seguiu a técnica da análise de conteúdo e os resultados da pesquisa foram categorizados em quatro eixos temáticos: educação como formação integral para o bem viver; formação ética e bem comum; percepção estética e imaginação criadora; práticas pedagógicas e formação ético-estética. A pesquisa evidencia que a formação ético-estética é objeto de reflexão e ação dos educadores, porém existe um hiato entre a concepção teórica, o planejamento e a prática pedagógica.

Keywords : Práticas pedagógicas; Ética; Estética.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )