Psicologia da Educação
Print version ISSN 1414-6975On-line version ISSN 2175-3520
Abstract
FIDALGO, Sueli Salles and MAGALHAES, Maria Cecília Camargo. Pesquisa Crítica de Colaboração:. Psic. da Ed. [online]. 2022, n.54, pp.107-117. Epub Apr 30, 2023. ISSN 2175-3520. https://doi.org/10.23925/2175-3520.2022i54espp107-117.
Este texto discute a Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol), uma abordagem prático-teórica utilizada no desenvolvimento de trabalhos voltados à compreensão de conhecimentos e modos de agir, assim como ao questionamento destes, de modos a promover a formação de uma escola decolonial-e-inclusiva. De base marxiana, freiriana e vygotskiana, o texto foi escrito a partir de duas aulas ministradas no Curso “Critical Research Methodologies”, com a presença de professores convidados como a segunda autora deste texto, Maria Cecília C. Magalhães. O presente artigo foi organizado a partir das falas e perguntas dos participantes das duas aulas ministradas por Fidalgo e Magalhães sobre a PCCol, que foram gravadas e transcritas. Em outras palavras, o artigo trará dados produzidos das exposições teórico-metodológicas das apresentadoras e das perguntas e intervenções dos demais participantes, intercaladas de discussão epistemo-metodológica dos conceitos que embasam a PCCol, tais como desenvolvimento da agência relacional e transformadora, a emergência de uma prática profissional pessoal e coletiva responsiva, mas mais fortemente sobre o papel da linguagem na colaboração e como esta se organiza.
Keywords : Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol); Teoria histórico-cultural; Educação de Educadores e Pesquisadores; Ressignificação e Transformação; Linguagem e Desenvolvimento de Agência Transformadora..