Motrivivência
On-line version ISSN 2175-8042
Abstract
VASQUES, Hugo Cavalcante; GARBELINI, Giovanna Sayuri and MARCO, Ademir De. O circo na educação infantil: vivências e representações artísticas no desenho. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.60, e60124. Epub Dec 05, 2019. ISSN 2175-8042. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e60124.
O circo sempre manteve estreita relação com o universo infantil, despertando magia, alegria e sonhos. Este estudo analisou representações e apropriações das crianças sobre o circo, a partir de seus próprios desenhos, elaborados numa proposta de atividades circenses. Consistiu num estudo de caso, com 21 crianças de uma instituição de educação infantil, com idade entre 4 a 5 anos. Observou-se que antes da proposta a estrutura externa do circo, a lona, foi o elemento mais representado pelas crianças, sugerindo este fato, que embora algumas crianças nunca tivessem presenciado um espetáculo de circo, conheciam sua estrutura física que em algum momento lhes foi apresentada. Após 12 sessões da proposta pedagógica, a lona do circo deixou de ser o elemento mais representado, surgindo protagonistas, como o malabarista e o mágico. Ficou evidenciado que vivências corporais e o diálogo permitiram ressignificar o circo na educação infantil.
Keywords : Educação infantil; Educação física; Circo; Desenho.