SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue61Mood state in collective sports: case study of Itatiba teamsBody culture of movement in question: an analysis about the object of Physical Education as a vector of processes of subjectivation with the body author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

NUNES, Fábio Santana. Terceirização da Educação Física no ensino básico. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.61, e62128.  Epub Jan 01, 2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e62128.

É perceptível, na atualidade, a crescente terceirização ocorrente em escala global, e no Brasil, com as novas regulamentações trabalhistas, quase todos os serviços podem ser executados por trabalhadores terceiros. Este ensaio é assentado na seguinte indagação: quais os aspectos e os possíveis problemas da terceirização na Educação Física Escolar? O objetivo do estudo ora sob relato foi analisar o expresso fenômeno e sua relação com a disciplina pesquisada, identificando as características e refletindo sobre os possíveis desdobramentos no cotidiano das práticas pedagógicas. Optou-se por uma pesquisa em uma grande unidade de ensino da rede privada de Feira de Santana, maior cidade do interior do Estado da Bahia. Identificaram-se algumas características da terceirização da Educação Física Escolar, dentre as quais não ter status como disciplina pertencente ao currículo básico, inexistência de interdisciplinaridade, ausência de professores de Educação Física das reuniões pedagógicas, dentre outras características.

Keywords : Educação; Educação física; Terceirização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )