Motrivivência
On-line version ISSN 2175-8042
Abstract
COFFANI, Márcia Cristina Rodrigues da Silva and GOMES, Cleomar Ferreira. Reflexões, proposições e diálogos com as juventudes: dinâmica pedagógica e curricular da Educação Física no ensino médio. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.61, e65923. Epub Jan 01, 2020. ISSN 2175-8042. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e65923.
O trabalho apresenta reflexões sobre o cotidiano escolar das juventudes, suas práticas culturais juvenis em (des) assentimento com os projetos educativos de Educação Física, a partir da investigação qualitativa etnográfica em escolas de Ensino Médio, em Cuiabá-MT. Participaram do estudo professores e “jovens alunos”, que adotou como instrumentos de pesquisa: análise de fontes documentais, observações descritivas e entrevistas semiestruturadas. Assinalam-se ausências e presenças de significações das aulas de Educação Física com a discussão da (in) legitimidade no Ensino Médio e seu “lugar” no projeto de formação cultural das juventudes. Sugerem-se possibilidades para (re) invenção de conteúdos e práticas pedagógicas que valorizem o ensino das práticas corporais a partir da leitura do corpo jovem.
Keywords : Educação física; Ensino médio; Juventudes.