Motrivivência
On-line version ISSN 2175-8042
Abstract
CASTRO, Mariana Oliveira Rabelo de and TELLES, Silvio de Cassio Costa. Inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física em escolas públicas regulares do Brasil: uma revisão sistemática de literatura. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.62, e66277. Epub May 01, 2020. ISSN 2175-8042. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e66277.
A legislação brasileira propõe a inserção de alunos com deficiência em escolas regulares. Desta forma, o objetivo do artigo foi identificar, através de uma revisão sistemática, como se dá o processo inclusivo destes alunos nas aulas de Educação Física, em escolas públicas regulares brasileiras. Metodologicamente, a pesquisa foi realizada em quatro bases de dados (Lilacs, Scielo, Portal Regional da BVS e Portal de Periódicos da Capes) seguindo as orientações PRISMA. Os resultados foram classificados em três categorias, por meio da análise de conteúdo. Percebemos que os professores e a comunidade escolar enfrentam dificuldades relacionadas à precária formação docente, à pouca interação interpessoal e à mínima acessibilidade arquitetônica, instrumental e metodológica. Concluiu-se que o processo inclusivo, apesar dos empasses, se encontra em desenvolvimento.
Keywords : Educação física escolar; Educação especial; Pessoas com deficiência.