Motrivivência
On-line version ISSN 2175-8042
Abstract
CAETANO, Clarisse Silva and SANTOS, Doiara Silva dos. (Des)investimento na formação docente em Educação Física: perfis e trajetórias de estudantes de licenciatura. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.63, e77207. Epub Nov 30, 2020. ISSN 2175-8042. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e77207.
Este estudo visa caracterizar e analisar o perfil e investimentos de professores em formação na licenciatura em Educação Física. O estudo é qualitativo de caráter exploratório. O instrumento para a obtenção dos dados foi a entrevista semi-estruturada. Para tratamento dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Como resultado foram encontradas três categorias referente a perfis de professores em formação, são elas: “Ser professor! ”, em que os alunos demostraram compreensão ampla das finalidades da Educação Física escolar e perspectivam atuar na área; “Licenciando ao acaso”, em referência aos estudantes que ao ingressar não compreendiam a distinção das habilitações na formação ou não se identificavam com o curso, mas, ao longo da formação, têm construído uma identificação e pretendem atuar; por fim, o perfil “Desinvestimento na trajetória formativa docente”, que revela uma falta de identificação com a área de formação, que repercute em desinvestimento ao longo da trajetória de formação docente.
Keywords : Formação Profissional; Docente; Educação física.