INTRODUÇÃO
O Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), entidade científica que congrega pesquisadores/as ligados/as à área de Educação Física/Ciências do Esporte, foi criado em 1978. Sua organização se dá a partir de Secretarias Estaduais e Grupos de Trabalhos Temáticos (GTTs), liderados por uma Direção Nacional. O GTT de Políticas Públicas do CBCE foi criado em 1997, por ocasião da realização do X Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE) realizado na cidade de Goiânia-GO. Atualmente o GTT de Políticas Públicas do CBCE conta com a seguinte ementa:
Estudos dos processos de formulação, adoção e avaliação das políticas públicas de Educação Física, Esporte e Lazer. Estudos das concepções, princípios e metodologias de investigação adotados na consecução de políticas públicas, voltados para a apreensão da produção de bens e serviços públicos relativos à Educação Física, Esporte e Lazer. (CBCE, 2021, s. p.)1
Ao longo de sua trajetória, o GTT de Políticas Públicas do CBCE tem vivido um processo de consolidação e diversificação das pesquisas, já tendo, essa produção, sido objeto de estudos variados que buscaram analisar a produção do conhecimento do referido GTT (HÚNGARO et al., 2009; AMARAL; PEREIRA, 2009; STAREPRAVO, 2011). De acordo com Starepravo (2011, p. 168), “O principal fórum de discussão sobre políticas públicas de esporte e lazer, o GTT de Políticas Públicas do CBCE mostrou o avanço quantitativo na área, materializado no aumento de produção científica circulante no grupo, especialmente quando da realização dos CONBRACES.”
Esse processo fez com que a atual composição do GTT de Políticas Públicas do CBCE propusesse a realização de um dossiê com trabalhos sobre a temática “Grupos de Políticas Públicas de Educação Física, Esporte, Saúde e Lazer”. Com isso, esperamos aumentar a visibilidade aos diferentes grupos existentes no país - e até no continente - acerca dos estudos em Políticas Públicas de Educação Física, Esporte, Saúde e Lazer. Os grupos de pesquisa são espaços importantes para formação dos/as pesquisadores/as, bem como fundamentais para a produção do conhecimento científico. Dessarte, apreender e apresentar alguns desses grupos é uma tarefa de relevo ao campo.
Assim, foi realizado contato com os editores da Revista Motrivivência para que acolhessem a publicação da referida sessão temática em meados de 2020. A escolha por esta revista se deu por ser um dos principais periódicos da área de Educação Física/Ciências do Esporte e também pelo seu posicionamento crítico explícito de compreensão da realidade para transformá-la, elemento que pode ser visto em editoriais publicados nos últimos anos (SILVA; PIRES; PEREIRA, 2021, 2020, 2019).
Em meados de 2020 iniciou-se o processo de divulgação, convidando os diferentes grupos de pesquisa que tematizam Políticas Públicas de Educação Física, Esporte, Saúde e Lazer. A proposta de ementa construída coletivamente pelo GTT de Políticas Púbicas do CBCE apontava que
A publicação pode ser desenvolvida a partir de diferentes possibilidades, como a realização de balanço sobre as políticas públicas de Educação Física, Esporte, Saúde e Lazer no Brasil e na América Latina e Caribe a partir dos referenciais teóricos utilizados pelos grupos. A busca é por produções coletivas que demonstrem aquilo que foi e vem sendo desenvolvido pelos diferentes grupos de pesquisa envolvidos na temática.
A partir do convite realizado, recebemos 17 artigos para a sessão temática. Contudo, 8 deles foram rejeitados por não cumprirem o escopo da proposta, havendo a aprovação de 9 artigos. A expectativa prévia de que grupos de pesquisa das 5 regiões brasileiras, e a presença de texto de outro país da América Latina e Caribe, foi alcançada. Destarte, contar com essa diversidade regional das produções submetidas e aprovadas demonstra a busca por capilaridade e articulação que o GTT de Políticas Públicas do CBCE tem buscado implantar ao longo das suas gestões. A seguir passamos a apresentar os 9 textos que compõem a sessão temática.
Da região norte, representando a Universidade Federal do Acre, há o texto intitulado “Produção de conhecimento do grupo de pesquisa “LEPEF-EdsaLa” em políticas públicas de esporte e lazer no estado do Acre” que buscou apresentar a produção do conhecimento do Grupo de Pesquisa LEPEF-EdSaLa, situando esta temática em nível estadual, via Rede Cedes/CDPPEL-Acre.
Da região nordeste há 3 textos, o primeiro deles tem como título “Políticas públicas de esporte e lazer: um balanço crítico da produção científica no Maranhão”, vinculado à Universidade Federal do Maranhão, empreendeu investigação sobre a trajetória do GEPPEF/UFMA na área das políticas públicas de esporte e lazer, realizando um balanço crítico da sua produção científica. Da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia há o texto “Centro de Estudos em Política e Gestão do Esporte e Lazer: trajetória científica e perspectivas futuras” que discute sobre a produção científica do grupo, bem como reflete sobre perspectivas futuras de investigação. “Contemplar: a trajetória de um coletivo no fomento da pesquisa, extensão e cidadania para o lazer” é o texto da Universidade Federal do Delta do Parnaíba que que procurou trazer à tona a trajetória do grupo em relação a sua produção do conhecimento e suas atividades de extensão.
Da região centro-oeste há o texto “Avante! 10 anos de um caminho se faz caminhando...” que discutiu a trajetória do grupo Avante da Universidade de Brasília a partir da dimensão histórica, da abordagem teórico-metodológica e da agenda de pesquisa. Da região sul há a produção intitulada “Grupo de estudos e pesquisa em políticas de esporte e lazer (GEPPOL/UEM): uma década de contribuições Científico/Acadêmicas” que procurou socializar as ações do GEPPOL no que tange as pesquisas sobre políticas públicas de esporte e lazer, sendo ele um grupo da Universidade Estadual de Maringá.
Da região sudeste há duas produções compondo a sessão temática, o primeiro é o texto intitulado “Produção científica e contribuições do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas e Lazer (GEP3L) da Unicamp” cuja vinculação se dá com a Universidade Estadual de Campinas, tendo buscado descrever e analisar o processo de desenvolvimento e a produção do GEP3L. “Modelos e abordagens de implementação para a análise de políticas de esporte e lazer: construção do Grupo de Pesquisa Polis/NeoPolis” é a outra produção da região localizada na Universidade Federal de Minas Gerais cujo objetivo foi apresentar o grupo de pesquisa Polis/NeoPolis e refletir sobre a literatura do campo das políticas públicas que tem fundamentado seus trabalhos e publicações na área do esporte e lazer.
Por último, mas não menos importante, há o texto da Argentina com o título “Linhas de pesquisa em políticas públicas na República Argentina: esportes sob a órbita de governos populares e neoliberais” representando a Universidad Nacional de La Plata, ele buscou refletir sobre os temas desenvolvidos e as linhas de pesquisa referente as políticas públicas de esporte e recreação.
Como pode ser verificado, todos os textos publicados na sessão temática se referem à grupos de pesquisa situados em Universidades públicas, apontando que este tem sido o lugar privilegiado de formação dos pesquisadores/as e de produção do conhecimento sobre as Políticas Públicas de Educação Física, Esporte, Saúde e Lazer. Assim, é preciso continuar defendendo a ciência e as Universidades públicas, sobretudo no atual contexto de negacionismo científicos e obscurantismo que tem sido a marca do atual governo federal. Fazer essa defesa nos coloca frontalmente contra os processos ultraneoliberais, neofacistas e de genocídio que tem assolado a população brasileira e nos coloca para continuar lutando por um outro projeto societário em que todos e todas possam estar vivos/as para acessar como direito social os diferentes bens sociais, dentre eles a Educação Física, o Esporte e o Lazer.