SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.92 issue232Por um olhar democrático às ações afirmativasPolíticas de ações afirmativas e pobreza no Brasil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

BARBOSA, Manuel Gonçalves. Educação e imaginário intercultural: recomposição do papel da sociedade civil. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2011, vol.92, n.232, pp.477-492. ISSN 2176-6681.

Analisa, com referência às sociedades europeias, a diversificação cultural dos cenários sociais pós-coloniais e a urgente necessidade de vincular a educação, nesses contextos, a um imaginário social mais conforme a lógica inclusiva da democracia. O imaginário intercultural é visto como o novo rosto daquele imaginário e pressupõe, como condição de materialização, ampla e profunda recomposição do papel educativo da sociedade civil, como concluímos no texto.

Keywords : Educação; Sociedade Civil; Diversificação Cultural; Cenários Sociais Pós-Coloniais; Imaginário Intercultural.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )