SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.95 issue241Perception of college students about access to higher education: an exploratory studyLearning in higher education: relations with the predisposition of students to be involved in lifelong learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

FELICETTI, Vera Lucia. Comprometimento do aluno ProUni: acesso, persistência e formação acadêmica. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2014, vol.95, n.241, pp.526-543. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/301911955.

Objetiva verificar questões relacionadas ao acesso, à permanência e à formação de acadêmicos que foram alunos do Programa Universidade para Todos (ProUni). A metodologia usada teve enfoque quanti-quali, objetivo explicativo e procedimento técnico ex post facto. A pesquisa envolveu Prounistas de uma instituição de educação superior comunitária do Rio Grande do Sul que já estavam graduados em 2010 (198) e que responderam ao instrumento de pesquisa (134). Os resultados encontrados evidenciaram a ampliação do acesso à universidade para alunos oriundos de grupos minoritários; apontaram o comprometimento como fator de superação de dificuldades encontradas no percurso acadêmico; e indicaram a relação positiva entre empregabilidade, trabalho e satisfação, além de apontarem a influência positiva às pessoas do núcleo familiar e, por extensão, à sociedade, no que diz respeito a retomarem e/ou continuarem os estudos.

Keywords : Comprometimento; Acesso; Permanência; Formação Acadêmica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )