SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.96 issue243The practice of good Physical Education teachers from the perspective of high school studentsThe National Program of Textbook (PNLD) - Complementary Collections: experience of reading strategies in literacy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

GONZALEZ GARCIA, Javier. As habilidades de comunicação no início da alfabetização. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2015, vol.96, n.243, pp.416-438. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/335613105.

O artigo aborda a evolução dos processos de construção conjunta de conhecimento de escrita entre uma professora e seus alunos quando resolvem, coletivamente, diversas tarefas provenientes do enfoque construtivista e significativo da linguagem escrita. A análise parte de um estudo longitudinal nos dois primeiros anos do ensino pré-escolar, sendo filmadas doze tríades de alunos a cada trimestre. A investigação foca na forma como as crianças constroem suas próprias ideias sobre a escrita a partir da experiência que vão adquirindo e do contato mais direto e orientação fornecida pela escola. Para isso, fornecemos diferentes sequências discursivas que mostram como a criança adota diferentes estratégias. A partir dessa perspectiva, analisamos o papel do professor como orientador de seus alunos, promovendo a aprendizagem em sua zona de desenvolvimento proximal de forma que contribua de acordo com o nível cognitivo do aluno. Quanto maior o nível do aluno, maior será a responsabilidade que deverá ser concedida a ele.

Keywords : alfabetização; discussão; observação; construtivismo social; educação básica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )