Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681
Abstract
CRUZ, Rodrigo Wanderley Sousa; GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando and RIBAS, João Francisco Magno. Jogo tradicional-popular e aprendizagem: uma análise teórica das comunicações dos jogadores
Objetiva estabelecer dupla abordagem teórica sobre a comunicação no jogo. Para tal, propomos a praxiologia motriz, com o fim de analisar a lógica interna do jogo, e a pedagogia da corporeidade, com sua analítica existencial do movimento, para compreender o modo de agir dos jogadores. Na especificidade das abordagens, o jogo tradicional-popular recebeu uma análise objetivo-funcional e subjetivo-cultural das ações dos jogadores em sua interação com o ambiente do jogo. Assim, neste ensaio analítico-propositivo, o jogo foi apresentado como situação de movimento privilegiada para os processos de ensino-aprendizagem na escola.
Keywords : jogo; aprendizagem; comunicação; educação física; cultura.