SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.97 issue246Mathematics learning in the riverine educational context: an analysis of semiotic representation registers in mathematical modeling activityThe development of a bilingual project for the deaf at the Instituto Nacional de Educação de Surdos in the 1990's author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

NAGUMO, Estevon  and  TELES, Lucio França. O uso do celular por estudantes na escola: motivos e desdobramentos. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2016, vol.97, n.246, pp.356-371. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/371614642.

A sociedade contemporânea vivencia a era da conexão, mobilidade e ubiquidade na comunicação humana, desencadeando novas formas de interação e colaboração em redes e ambientes on-line. Neste contexto, há uma disseminação crescente e acelerada do uso de aparelhos móveis, e inevitavelmente esse uso começa a ocorrer com mais frequência na escola. O objetivo desta pesquisa foi compreender os motivos e desdobramentos do uso dos aparelhos celulares pelos estudantes na escola. A metodologia utilizada foi a Teoria Fundamentada (Glaser; Strauss, 1999) e os dados foram obtidos por meio de interações no Twitter, questionário e entrevistas on-line com estudantes que estivessem acessando a internet na escola por meio de um aparelho móvel. Com base nos dados coletados, foram elaboradas quatro categorias explanatórias do uso do celular na escola por estudantes: regras, uso didático, motivação e consequências. A partir da análise dos dados, nota-se que, em geral, as escolas tendem a proibir o uso, contudo, os estudantes costumam transgredir, utilizando seus celulares em virtude do tempo livre na escola ou do tédio nas aulas. Além disso, relata-se o uso com a finalidade de acesso às redes sociais, de distração e de pesquisa de conteúdo relacionado às disciplinas. Neste cenário, indica-se que a escola compreenda as questões sociais e culturais relativas à cibercultura dos jovens e perceba o fenômeno como uma oportunidade de aproximação e aprendizagem mútua.

Keywords : internet; comportamento da juventude; atitude da escola; acesso à tecnologia; tecnologia educacional..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )