Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681
Abstract
LOCATELLI, Cleomar. Os professores no ensino superior brasileiro: transformações do trabalho docente na última década. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2017, vol.98, n.248, pp.77-93. ISSN 2176-6681. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i248.2815.
O artigo objetiva analisar a composição e as modificações do trabalho docente na última década, considerando as mudanças que ocorrem no mundo do trabalho em função dos interesses econômicos e políticos dominantes. Do ponto de vista teórico, apresentam-se algumas definições conceituais sobre a reestruturação produtiva e os processos de regulação (ou reformas educacionais), no propósito de discutir a realidade do trabalho de forma geral e do trabalho docente em especial. Do ponto de vista empírico, levantam-se alguns dados referentes ao quadro de professores do ensino superior no Brasil, observando o ocorrido na última década, mais precisamente entre 2003 e 2013. Constata-se que as condições atuais do trabalho docente no ensino superior continuam fortemente impactadas pelas transformações do mundo do trabalho e que em suas particularidades e singularidades residem contradições próprias de um setor com objetivos e finalidades não necessariamente alinhadas às regras do mercado.
Keywords : reestruturação produtiva; trabalho docente; ensino superior..