SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.99 issue251Women’s educational, digital and social inclusion in the countryside of Paraíba: an experience at UFPBAn intercultural methodology for an indigenous pedagogy: the experience of indigenous intercultural licentiate courses with the kaingang people author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

PASSOS, Éderson Oliveira  and  TAKAHASHI, Eduardo Kojy. Recursos didáticos nas aulas de matemática nos anos iniciais: critérios que orientam a escolha e o uso por parte de professores. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2018, vol.99, n.251, pp.172-188. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i251.3095.

Este artigo apresenta e discute os critérios considerados pelas professoras/colaboradoras desta pesquisa na escolha e no uso de recursos didáticos para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. A constituição dos dados constou de três etapas: questionário, observação e entrevista. A pesquisa, de abordagem qualitativa, fundamentou-se na análise de conteúdo temática. Pela análise, constatou-se que o aluno é o aspecto mais considerado pelas professoras ao optar por recursos didáticos. Verificou-se, ainda, que importantes recursos didáticos, como o ábaco e o Material Dourado, não foram objetos de estudo e reflexões práticas no processo de formação profissional em matemática das professoras dos anos iniciais. Conclui-se que a formação de professores quanto ao uso de recursos didáticos, em especial para o ensino de matemática, passa por problemas e que os critérios relevantes para a orientação da escolha desses recursos para a sala de aula, como conteúdo específico e tendo em vista os objetivos pretendidos, estão sendo negligenciados ou até mesmo desconsiderados.

Keywords : ensino de matemática; ensino fundamental; recurso didático.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )