SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.102 issue261Health education at school: knowledge, values and practices in teacher trainingLiteracy projects and their contributions to the expansion of local and global knowledge of Brazilian cultural diversity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

MARTINS, Evellyn Priscila Nunes  and  TEIXEIRA JUNIOR, José Gonçalves. Análise das contribuições da disciplina de Didática Geral para a formação de professores de Química. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2021, vol.102, n.261, pp.486-502. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102i261.4341.

Este trabalho busca investigar as contribuições da disciplina Didática Geral para a formação de futuros professores de Química. Para a produção de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 4 professores e 16 futuros professores de um curso de Licenciatura em Química em uma instituição de ensino superior. Das entrevistas foram retiradas as falas sobre as contribuições da Didática Geral para a formação de professores de Química. Objetivou-se compreender as correlações dessa disciplina com outras do curso, as possibilidades que ela oferece para a organização do trabalho docente e o incentivo às práticas reflexivas ao trabalhar as várias dimensões do processo de ensino; a Didática permite que o professor pense além das técnicas empregadas para ensinar. Verifica-se a importância desta em discussões sobre a transposição didática, os estilos de aprendizagem, os níveis de tratamento dos conteúdos e a análise de estratégias didáticas nas aulas de Química. A pesquisa reforçou a relevância da disciplina de Didática Geral para a formação inicial dos professores de Química, ao ser trabalhada de modo que contemple tanto aspectos técnicos da docência quanto o suporte teórico para uma prática crítico-reflexiva.

Keywords : didática; ensino de Química; formação docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )