Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681
Abstract
MOREIRA, Sérgio Adriany Santos. As ferramentas de aprendizagem preferidas da geração Z do curso técnico em Administração de um Instituto Federal: o contexto da disciplina de Logística. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2022, vol.103, n.264, pp.430-449. ISSN 2176-6681. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i264.5056.
Esta pesquisa teve o objetivo de analisar a percepção de jovens, futuros ingressantes no mercado de trabalho e pertencentes à geração Z, sobre a disciplina de Logística e as ferramentas de aprendizagem utilizadas por eles. Foram realizados estudos em artigos científicos que abarcaram a geração Z e o mercado de trabalho; a disciplina de Logística no ambiente escolar; e as ferramentas de aprendizagem. Utilizou-se um questionário prévio na condução da pesquisa com os alunos do curso técnico em Administração de um Instituto Federal em relação à disciplina de Logística. Por meio da análise de dados de 278 estudantes respondentes da pesquisa, pôde-se observar grande expectativa da geração Z em utilizar ferramentas tecnológicas em seu processo de ensino-aprendizagem e participar de visitas técnicas para aproximar a teoria da prática do mercado de trabalho. Por conseguinte, foi inferido que o ingresso efetivo dos estudantes da geração Z no mercado pode estar ligado ao aprendizado mais prático em sala de aula e às habilidades e competências específicas desse grupo geracional.
Keywords : ferramentas de aprendizagem; geração Z; logística; mercado de trabalho; tecnologia e educação..