SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.104Dilemmas and contradictions of the National Curriculum Guidelines and the Common National Base for the Initial Training of Basic Education TeachersBetween incorporated and reified stories: a comparative study of local curriculum texts/documents (2018 and 2019) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

OLIVEIRA, Neiva Afonso; SOLER, Leonor Gularte  and  PROTASIO, Alexandre Reinaldo. Lógica pedagógica e pensamento reflexivo com base em John Dewey e Paulo Freire: uma mesma epistemologia, diferentes perspectivas ético-políticas. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2023, vol.104, e5728.  Epub Nov 23, 2023. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.104.5728.

O artigo descreve possíveis interlocuções entre as pedagogias de John Dewey e Paulo Freire, por meio do viés epistemológico que as duas propostas apresentam. A curiosidade, nos dois autores, é impulso inicial para o conhecimento, com desdobramentos para o pensamento reflexivo e a lógica pedagógica. O encontro epistêmico entre a realidade objetiva e os sujeitos do conhecimento, juntamente com a crítica ao tradicionalismo em educação, é basilar no pensamento dos dois. Nas seções intituladas Pensamento e reflexão em John Dewey e A curiosidade epistemológica em Paulo Freire, apresentamos os argumentos principais relativos às epistemologias deweyana e freiriana para concluir que estão dentro de um viés antropológico bastante aproximado, mas diferem na perspectiva político-pedagógica.

Keywords : John Dewey; Paulo Freire; pensamento reflexivo; lógica pedagógica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )