Roteiro
Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059
Abstract
LAGO, Clênio and VANI, Andressa Cristina. A experiência estética como acontecimento formativo ético. Roteiro. UNOESC [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.461-483. ISSN 2177-6059. https://doi.org/10.18593/r.v40i2.6854.
Partimos do entendimento de que o ensino de arte é portador de possibilidades formativas, pois seu modo de ser originário originante é, essencialmente, o modo de ser do diálogo. Por isso, pergunta-se pela compreensão da relação estética e formação dos arte-educadores que atuam na SDR de São Miguel do Oeste/SC. As argumentações teóricas estão estruturadas no horizonte da Hermenêutica Filosófica que questiona a distinção estética e compreende o ser com temporalidade, o humano como obra em obra. As respostas da pesquisa empírica indicam compreensões pouco apuradas quanto à experiência estética em si e a relação desta com a formação, ao mesmo tempo que chamam para a experiência estética como formação ética. Conclui- -se pela necessidade de uma formação de professores para além da distinção estética, no âmbito da compreensão profunda entre experiência estética e formação.
Keywords : Ensino da Arte; Experiência Estética; Formação; Ética.