SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue1Narrative inquiry in teacher training: closeness that enhancesThe relationship between the narrative documentation of pedagogical experiences and the formative leisure of retired teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

RIBEIRO, Tiago; SAMPAIO, Carmen Sanches  and  SOUZA, Rafael de. Investigar narrativamente a formação docente: no encontro com o outro, experiências... Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.135-153. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v41i1.9271.

O presente texto tece reflexões acerca da pesquisa narrativa e discute alguns princípios constitutivos em ações investigativas que se inscrevem nessa perspectiva teórico-metodológica. Por meio da partilha de algumas narrativas e acontecimentos vividos no desenvolvimento de uma investigação-formação longitudinal, o trabalho sublinha o quanto as ideias de experiência, alteridade, igualdade e horizontalidade são potentes para pensar e investigar narrativamente os processos formativos docentes. Além disso, destaca o outro como um sujeito legítimo e importante no processo alteritário da pesquisa e da formação, tendo no conceito de excedente de visão uma ferramenta privilegiada para essa reflexão.

Keywords : Narrativa; Pesquisa; Formação Docente; Experiência; Alteridade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )