SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue1The relationship between the narrative documentation of pedagogical experiences and the formative leisure of retired teachersRelatos de professoras, andanças de sentidos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

DORNELES, Aline Machado  and  GALIAZZI, Maria do Carmo. Investigação narrativa na formação de professores de química. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.179-196. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v41i1.9004.

No presente artigo apresenta-se um processo de investigação narrativa na formação de professores de Química, a partir de narrativas das experiências de formação e de experiências pedagógicas vividas no meu fazer profissional de professora universitária em início de carreira. Para isso, faz-se uma articulação das histórias de uma das pesquisadoras no campo da pesquisa narrativa, com compreensões teóricas e, assim, constroem-se argumentos a respeito da importância desse modo de fazer pesquisa, em que o professor, pela escrita narrativa, torna-se autor da sua prática educativa. Nesse sentido, entende-se que as experiências, quando documentadas de forma narrativa, potencializam os processos colaborativos de conversa, de leitura, escrita e reescrita, na formação de professores de Química.

Keywords : Investigação Narrativa; Formação de Professores; Experiência.

        · abstract in English | English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )